Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, usando fonte “Arial” tamanho 12 em todo o texto, incluindo as referências. A Tabulação do parágrafo deverá ser 1,25 cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Algumas alterações poderão ser feitas pelos editores, no sentido de melhorar a qualidade do artigo. O texto modificado será enviado aos autores e dado um prazo de cinco dias corridos para contestação.

Diretrizes para Autores

1       ÁREAS E CATEGORIAS

A revista classifica seus artigos em seis grandes áreas e três categorias:

1.1      Áreas:

                   I.       Ciências Exatas e da Terra

                  II.       Ciências Biológicas

                III.       Engenharias

                IV.       Ciências da Saúde

                 V.       Ciências Agrárias

                VI.       Ciências Humanas

 

1.2      Categorias:

1.2.1    Artigos originais

A revista publica resultados originais de pesquisas conduzidas a partir da aplicação de métodos científicos rigorosos, passíveis de replicação e/ou generalização, abrangendo tanto as abordagens quantitativas quanto qualitativas de investigação.

1.2.2    Artigos de revisão

A revista publica artigos de síntese da literatura que irá contribuir para o conhecimento das seis grandes áreas, proporcionando aos autores a possibilidade de apresentarem uma síntese de conhecimentos já disponíveis sobre um tópico relevante das áreas.

1.2.3    Relatos de Caso ou Experiência:

A revista publica relatos de experiências provenientes de atividades de ensino, projetos de extensão universitária ou ações assistenciais em serviços de saúde. Não serão considerados como relatos de experiências notadamente as pesquisas qualitativas ou quantitativas.

 

2       PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS  

2.1      Formato do arquivo

Os manuscritos devem ser preparados em editor de texto do Microsoft Word. Os arquivos devem ter obrigatoriamente extensão DOC ou DOCX e não devem conter qualquer identificação nas propriedades. Não enviar arquivo em formato PDF. As figuras deverão estar nos formatos JPG ou TIFF, as quais deverão estar incluídas ao longo do texto do arquivo. O arquivo do texto deve ser preparado nos seguintes formatos:

  1. Tamanho da página em formato A4, com margens de 2,5 cm.
  2. O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, usando fonte “Arial” tamanho 12 em todo o texto, incluindo as referências. A Tabulação do parágrafo deverá ser 1,25 cm. A regra vale também para o Resumo, entretanto o espaçamento deverá ser 1,0 entre linhas.
  3. As páginas devem ser numeradas no canto inferior direito, a partir da “página de título”. Recomenda-se não ultrapassar 20 páginas, mais do que isso será cobrado um valor extra por página.
  4. Os tópicos devem estar em letras maiúsculas, negrito e sem numeração.
    Os subtópicos, que são opcionais, devem ser escritos em letras maiúsculas, sem numeração e com deslocamento de 1,25 cm. Caso haja subdivisão no subtópico mova-se mais 1,25 cm, ou seja, 2,50 cm no total.

2.2      Página de Título

 Na página de título deve conter, nesta ordem:

  1. Área e Categoria do manuscrito. Centralizado.
  2. Título completo, alinhado a direita, com letras maiúsculas em português e em inglês.
  3. Informações dos autores (nomes e instituições) não devem ser incluídas no documento. Estes deverão ser preenchidos somente em METADADOS do sistema da revista. A sequência dos nomes no artigo seguirá a que foi incluída nos metadados.
  4. É recomendável que seja inserido o ORCID de todos os autores. Caso não possua e queria obter acesse https://orcid.org/.

 

2.3      Página de resumo e abstract

Na página de resumo e abstract, independentemente da língua original do artigo, será obrigatório que o resumo seja escrito em inglês a fim de que tenha maior visibilidade.

Este deve conter:

  1. O resumo deverá ser escrito na terceira pessoa do singular, na voz ativa e limitado a 250 palavras. Deverá conter o objetivo, os métodos, resultados e conclusão do trabalho.
  2. Deverão ser incluídas de 3 a 6 palavras-chave separadas por pontos.

 

2.4      Introdução

A introdução deve ser sucinta, explicitando os objetivos, a relevância do estudo para a área do conhecimento, sem exagerar na revisão da literatura. Poderá conter uma fundamentação teórica, servindo de base para auxiliar o entendimento de temas abordados na pesquisa.

 

2.5      Material e Métodos

Esta parte deverá conter informações que dê condições ao leitor de realizar o mesmo trabalho, com a mesma metodologia, sem ter que entrar em contato com os autores do trabalho. Os métodos adotados devem ser alinhados de acordo com os objetivos. A amostra utilizada deve ser descrita claramente. Se a amostra utilizada envolver seres humanos ou animais deverá ter aprovação dos órgãos competentes. Os aparelhos utilizados deverão conter a marca e fabricante. Métodos estatísticos, quando utilizados, deverão ser referidos ao final da metodologia.

 

2.6      Resultados e Discussões

Podem estar escritos juntos ou separados.

Os resultados devem ser apresentados em uma sequência lógica compatível com os objetivos, contendo dados que sejam relevantes. As informações poderão ser apresentadas na forma de texto, tabelas e figuras. Unidades, grandezas e equações, ou fórmulas, deverão pertencer ao Sistema Internacional de Unidades (SI).

 As tabelas, equações e figuras deverão ser numeradas com algarismos arábicos (1, 2, ...) na sequência em que aparecem e incluídas o mais próximo possível de onde foram citadas. As figuras deverão ter excelente qualidade (formato PNG) de modo que permita reduzir ou aumentar suas dimensões. As tabelas e figuras deverão ser acompanhadas das respectivas legendas e fontes. Caso haja siglas e abreviações será preciso explicar o significado delas.

Na discussão deverão ser levados em conta os pontos mais importantes e originais do estudo de forma clara e concisa. Deve ser estimulado o confronto dos resultados e pontos relevantes com outros estudos. Sempre que possível inclua recomendações, pontos e implicações para estudos futuros na área.

 

2.7      Conclusão.

A conclusão deve ser fundamentada nos resultados encontrados e vinculada aos objetivos do estudo, bem como seu título. Deverá ser apoiada pelos dados ou afirmações qualificadas condizentes com o trabalho. Não faça citação de referências, tabelas, equações/fórmulas ou figuras nessa seção. A originalidade deverá ser ressaltada.

 

2.8      Referências

Todas as referências deverão ser feitas utilizando a norma Vancouver, já previamente instalada no Word. Também é possível usar sistemas de referência automática como o Mendeley (https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager) e o Zotero (https://www.zotero.org/download/).

 

3       Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).
  3. O URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) para as referências deverão ser informadas sempre que possível.
  4. O texto está de acordo com o item 2.1 Formato do arquivo.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em 2.8 Referências.
  6. Algumas alterações poderão ser feitas pelos editores, no sentido de melhorar a qualidade do artigo. O texto modificado será enviado aos autores e dado um prazo de cinco dias corridos para contestação.

 

3.1      Aspectos éticos

Na publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos e animais, os autores deverão informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada pelos órgãos competentes. As normas e os princípios éticos vigentes quanto à experimentação deverão ser respeitados.

 

3.2      Idioma

 Os artigos podem ser submetidos na forma culta em um dos idiomas: português ou inglês. A revista oferece a publicação dos artigos em inglês com custo adicional para os autores.

 

3.3      Conflito de interesses

 Os autores devem informar qualquer tipo de conflito de interesse. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica, financeira, provisão de materiais ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelo fabricante. No momento da submissão de um manuscrito os autores devem encaminhar a declaração de conflito de interesses devidamente assinada pelos autores do manuscrito.

 

3.4      Agradecimentos

 No final do texto é possível ser mencionado agradecimentos incluindo instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa, ou mesmo pessoas que colaboraram de alguma forma do estudo ou da elaboração do artigo. Sendo sugerido que os autores mantenham em seu poder prova documental de que as pessoas ou instituições citadas nos agradecimentos autorizaram a inclusão de seu nome.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.