REVISÃO SOBRE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ALUNOS SUPERDOTADOS EM CIÊNCIAS

Autores

  • Tayná de Lima Pontes Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Enriquecimento Curricular, Ensino de ciências, Superdotação

Resumo

A superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança. Em termos metodológicos, o presente estudo será viabilizado por meio da busca de produções científicas em base de dados tais como: Portal da CAPES, Banco de Dissertações e Teses dos Programas de Pós-Graduação (Profissional e Acadêmico) produzidas entre os anos 2011 e 2021. Os descritores de busca foram os termos altas habilidades/superdotação enriquecimento curricular ciências e plano educacional individualizado. Pôde-se perceber a dificuldade de se implantar uma cultura de identificação de tais alunos em virtude de mitos criados em torno das pessoas com altas habilidades e devido a problemas de adaptação e de assincronia que muitos destes estudantes enfrentam no contexto educacional. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico acerca da literatura científica produzida nos últimos dez anos sobre a temática, Enriquecimento Curricular para alunos com Altas Habilidades/Superdotação em Ensino de Ciências. Percebe-se que as necessidades educacionais de alunos com altas habilidades é de responsabilidade da escola regular sendo inclusiva e favorecedora do pleno desenvolvimento de seu alunado.

Referências

MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasilia; 2008.

Brasil P. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Brasilia DF; 2020.

Romanowski JP, Ens RT. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educ. 2006;6(19):37–50.

CAPES. Portal de Periódicos da CAPES [Internet]. 2022 [cited 2022 Jan 14]. Available from: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?

Camargo RG. Estratégias de Acessibilidade Educacional para e por Estudantes com Altas Habilidades/SuperdotaçãoHABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. [Santa Maria RS]; 2013.

Carneiro LB. Características e Avaliação de Programas Brasileiros de Atendimento Educacional ao Superdotado. [Brasilia DF]; 2015.

Negrini T. Problematizações e Perspectivas Curriculares na Educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. [Santa Maria RS ]; 2015.

Borba RST. Altas Habilidades ou Superdotação: Visíveis ou Invisíveis na Educação? [Niteroi RJ]; 2015.

Martins FR. Clube de Ciências Como Ferramenta de Iniciação Científica para Alunos Superdotados e/ou com Vocação Científica. [Niteroi RJ]; 2016.

Martelli ACCP. Políticas Educacionais para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação: Um Estudo Sobre a Transversalidade. [Curitiba PR]; 2017.

Cavalcanti PTP. Perspectivas de alunos superdotados de camadas populares sobre suas trajetórias de aprendizagem: guia de orientação para programas de superdotados. [Niteroi, RJ]; 2017.

Bergamin AC. Enriquecimento Curricular na Classe Comum a Partir das Necessidades de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. [Bauru SP]; 2018.

Inacio JL. Formação de Professores para o Uso do Software Educacional Hagáquê no Ensino e Aprendizagem de Ciências de Alunos com Altas Habilidade/Superdotação. [Rio Branco]; 2019.

Mendonça LD. Contribuições do Enriquecimento Tipo I para o Desenvolvimento Cognitivo, Acadêmico e Social de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. [Bauru - SP]; 2020.

Renzulli J, Zola E. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial [Internet]. 2014;27(50):539–62. Available from: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial

Guenther ZC, Feeman J. Educando os Mais Capazes - Idéias e Ações Comprovadas. 1st ed. EPU; 2000. 1–183.

Pavão ACO, Rech AJD, Teixeira CT, Costa LC da, Vieira NJW, Bulhoes PF, et al. Atendimento Educacional Especializado para as Altas Habilidades Superdotação. Santa Maria PR; 2018.

Mendonça LD, Mencia GFM, Capellini VLMF. Programas de enriquecimento escolar para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: análise de publicações brasileiras. Revista Educação Especial. 2015 Sep 28;28(53):721–33.

Downloads

Publicado

20/01/2022

Como Citar

Pontes, T. de L. (2022). REVISÃO SOBRE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ALUNOS SUPERDOTADOS EM CIÊNCIAS. Multidisciplinary Sciences Reports, 1(2), 1–17. Recuperado de https://multidisciplinarysciences.org/multidisciplinaysciences/article/view/15

Edição

Seção

II - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS